Mercado Público de Itajaí: história, gastronomia e identidade
Com mais de 100 anos de história, o Mercado Público de Itajaí é um centro de cultura popular que mescla memórias, gastronomia e traços da identidade itajaiense. É o lugar ideal para encontrar artesanato da região, petiscos e pratos típicos, que podem ser saboreados ao ar livre ou no pátio interno do mercado.
Ponto obrigatório para moradores e turistas, quem nunca visitou o Mercado Público não conhece realmente Itajaí. Os finais de semana são embalados pelas atrações musicais regionais: samba, pagode e música popular brasileira movimentam o lugar. Nas datas comemorativas, não é diferente: o mercado funciona durante o ano todo.
Também chamado de Centro de Cultura Popular de Itajaí, é um dos locais mais charmosos da cidade, que oferece comida e música de qualidade aos visitantes e comunidade local. Os restaurantes e barzinhos são variados e oferecem pratos típicos a base de frutos do mar com o famoso pirão, traços da cultura açoriana.
O mercado se modernizou e está nas redes sociais. Quem quiser informações sobre as atrações pode acompanhar as novidades pelo instagram do espaço: @mercadopublicodeitajai
Algumas das opções gastronômicas, são:
- Empório Gourmet Itajahy
- Democrático Bar & Café
- Restaurante Mercado Velho
Ao lado do espaço funciona, ainda, o mercado do peixe, aberto sempre de segunda a sábado. São 32 pontos comerciais que oferecem diferentes ingredientes, condimentos e alimentos para quem gosta de cozinhar ou procura algum preparo especial. São temperos, especiarias, produtos coloniais, queijos e embutidos, pães, geleias, bebidas e conservas. Além, é claro, dos mais variados frutos do mar que incluem peixes, diferentes tipos de camarão, lula, mariscos e outras delícias.
História de Itajaí
O Mercado Público foi construído em 1917, sendo a primeira obra realizada pelo Superintendente Municipal Marcos Konder, seu idealizador. O objetivo de sua instalação era fazer o saneamento do comércio da carne e peixes, que naquele período era feito em bancas nas ruas.
Após um incêndio, em 1936, sua fachada foi bastante alterada, com frontões e ornatos retirados, permanecendo as linhas retas. Após a construção de uma nova estrutura para o comércio de pescados, outras atividades passaram a ocupar a edificação, como o comércio de artigos de artesanato, alimentos e utensílios domésticos.
O Mercado fica bem no Centro da cidade, na Rua Felix Busso Asseburg, 25.
FOTOS: Secom/Prefeitura de Itajaí